27 de março de 2017

Portfolio: minha alocação atual

Resolvi conferir como está meu portfolio atualmente e minha alocação é a seguinte:
  • Renda variável -  46%
    • Ações no Brasil - 34,5%
    • FMP FGTS Petrobras e Vale - 3,5%
    • Investimentos no exterior - 8%
      • ETF MSCI World - 4%
      • ETF Euro Stoxx 50 - 2%
      • ETF MSCI Developing Markets - 2%
  • Renda Fixa - 54%
    • FGTS - 17%
    • Tesouro Direto - 13,5%
      • Títulos IPCA - 12,3%
      • Titulos pós-fixados - 0,5%
      • Títulos IGP-M - 0,4%
      • Títulos SELIC - 0,3%
    • Poupança - 7%
    • PGBL - 6%
    • VGBL - 5,5%
    • CDBs - 5%
Algumas considerações rápidas:
  1. Não tenho FIIs pois não entendo nada do mercado e não vejo vantagem alguma ainda em possuí-los. No futuro pretendo comprar algum ETF de REITs no exterior com 0% de distribuição por questões fiscais.
  2. Ave Temer que finalmente vai possibilitar o saque de quase todo meu FGTS, excetuando o depositado pelo meu atual empregador. Em breve, portanto, tudo vai virar moeda estrangeira.
  3. O valor alto em poupança é resultado de saques recentes de PGBLs antigos e devem ir para o exterior assim que possível.
  4. Nunca custa reforçar que esse post NÃO É INDICAÇÃO DE INVESTIMENTO
Para o fim deste ano, com o vencimento dos CDBs e do meu último título IGPM (que deixará saudades), pretendo ter a seguinte alocação:
  • Renda variável - 59,9%
    • Ações no Brasil - 34,5%
    • FMP FGTS Petrobras e Vale - 3,5%
    • Investimentos no exterior - 25%
      • ETF MSCI World - 4%
      • ETF Euro Stoxx 50 - 2%
      • ETF MSCI Developing Markets - 2%
      • ETFs a escolher - 17,4%
  • Renda Fixa - 40,1%
    • FGTS - 7%
    • Tesouro Direto - 13,1%
      • Títulos IPCA - 12,3%
      • Titulos pós-fixados - 0,5%
      • Títulos IGPM - 0,4%
      • Títulos SELIC - 0,3%
    • Investimentos no exterior (ETFs de Bonds e REITs) - 14%
    • Poupança - 7%
    • PGBL - 6%
    • VGBL - 5,5%
    • CDBs - 5%
Ainda não resolvi o que fazer com as ações do Brasil e os títulos do Tesouro Direto de vencimento mais longo. O PGBL, se possível, será gradativamente sacado assim que os depósitos entrarem na faixa tributária dos 10% e o restante do FGTS infelizmente só estará disponível se eu for demitido ou após 3 anos no exterior. De qualquer maneira, a alocação 60/40 será mantida conforme o planejamento.

Abraços,

IOTR

9 comentários:

  1. Olá meu grande amigo IOTR. Sinceramente eu não entendo porra nenhuma sobre mercado de ações, e também não faço questão de entender. O meu modelo de enriquecimento é diferente, pois não me imagino investindo na bolsa, etc. De qualquer forma, até um leigo como eu pode perceber que você tem uma forma de investir muito diferente da convencional. Enquanto todos estão investindo quase tudo em tesouro direto e FIIs, você está fazendo quase o oposto. Por curiosidade, o que está te motivando a fazer isso?
    Grande abraço meu irmão! É sempre um prazer visitar esse blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A relação risco/retorno de ações é bem maior que a dos fundos imobiliários e renda fixa. No longo prazo a renda variável tem expectativa de retorno bem maior, dá uma olhada nesse quadro da Bastter.com pra um exemplo recente:

      http://www.bastter.com/Mercado/Arquivos/Grupos/Imagem/da5a71d1-6cb0-4f03-ac8b-d402ab797b8e.jpg

      A alocação vai variar de acordo com a aversão a risco de cada investidor; no meu caso, fico confortável com 40% a 60% de alocação em renda variável.

      Abraços,

      IOTR

      Excluir
  2. IOTR,

    Sua alocação ficará interessantíssima após a venda dos CDBs.

    Se me permite, acho que seria razoável uma exposição maior ao mercado americano, mesmo nos altos níveis de CAPE atuais. Também acho bem razoável uma exposição a algum índice de small caps, mas claro, são apenas preferências pessoais.

    Creio que sua carteira está alocada de forma bastante inteligente e tende a performar muito bem no longo prazo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PM, tudo bem? Obrigado pelo comentário.

      Minha exposição ao mercado americano realmente é muito baixa no momento (2%, praticamente metade do ETF MSCI World), mas esse CAPE de 28,3 me tira o apetite. Por isso preferi fazer os aportes mais recentes em mercados emergentes e Europa.

      Talvez um ETF do S&P Smallcap 600 seja a resposta, mas não encontrei nada sobre CAPE desse mercado ainda. Vou ver se acho alguma coisa no Morningstar. Obrigado novamente!

      Abraços,

      IOTR

      Excluir
  3. IOTR, alocação interressante!
    Pq vc considera ETF de REIT como RF, se os REITS são RV.
    Sigo o podcast http://paulmerriman.com/podcasts/ que é um analista de investimento americano aposentado. Ele tem 70 anos e possui alocação de 60% em ETFs ações e 40% em ETFs de bonds, justificando que a principal função da alocação em RF seria reduzir a volatilidade da carteira principalmente no bear market tipo o de 2008. Alem disso, ele tem um episódio que comenta sobre varias simulações para diferentes alocações sendo esta a que forneceu uma boa relação risco retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gttrajano, tudo bem? Obrigado pelo comentário.

      Na verdade REITs não são nem RF nem RV, são considerados uma classe de ativos intermediária entre stocks e bonds. Eu coloquei como RF por comodidade mesmo :)

      Li recentemente o Global Asset Allocation do Meb Faber e estou lendo o Bogleheads' Guide to Investing. A alocação 60/40 me parece a mais simples com melhor retorno, mas me preocupa um pouco a questão inflacionária. Estou estudando se não seria o caso de alocar pequena parte do portfolio (5-10%) em REITs e commodities para mitigar isso.

      Valeu pela dica do podcast, vou assinar aqui.

      Abraços,

      IOTR

      Excluir
    2. Segue mapa mental que fiz do ebook Bogleheads: https://my.mindnode.com/E8CvRxyoy7HYCM1AMuGUyzgS3egkdymjTGFTWp11

      Valeu pela dica do Global Asset, já comprei e add a fila de leitura do kindle.

      Abs

      Excluir
    3. Ficou bem legal o teu mindmap. Você faz para todos os livros que lê? Já tentei fazer mas não me acostumei com a ideia. Estou começando o capítulo 14 do Bogleheads agora.

      Global Asset é um bom livro e uma leitura bem rápida, depois que terminar me diz o que achou.

      Abraços,

      IOTR

      Excluir
  4. Obrigado! Priorizo o mindmap para os livros com tendência a consultas frequentes.

    Apos a leitura do global asset te passo meu feedback.

    Abs

    ResponderExcluir