1 de setembro de 2017

De volta, portfolio atualizado e às compras: IWDA e EMIM

Após quatro longos meses sem postar nada, estou de volta. Peço desculpas pela ausência, mas tenho tido uns dias bem complicados no trabalho. Cheguei até a rabiscar um post sobre isso no mês passado, mas achei que seria um mimimi danado e que não acrescentaria nada, daí nem publiquei.

Terminei de ler o Your Money or Your Life e o Investindo em Ações no Longo Prazo. Esse último é realmente muito bom como todos dizem, porém achei que há um viés muito positivo para ações que deve ser bastante ponderado por quem o lê. Estou terminando de ler o Antifrágil do Taleb e recomendo muito. Acho todos os livros dele ótimos e esse não é exceção.

Por conta do resgate do FGTS e do vencimento de alguns títulos do TD e CDBs minha alocação agora está assim:
  • Renda variável -  49%
    • Ações no Brasil - 36,5%
    • Investimentos no exterior - 12,5%
      • ETFs MSCI World - 5%
      • ETFs MSCI Emerging Markets - 5%
      • ETF Euro Stoxx 50 - 2%
      • Saldo na corretora - 0,5%
  • Renda Fixa - 51%
    • Poupança - 15,2%
    • Tesouro Direto - 13%
      • Títulos IPCA - 12,2%
      • Titulos pós-fixados - 0,5%
      • Títulos SELIC - 0,3%
    • FGTS - 7,5%
    • PGBL - 6,6%
    • VGBL - 5,5%
    • CDBs - 3,2%
As considerações de sempre:
  1. O valor ficou ainda mais alto em poupança. Estou aguardando boas oportunidades de compra de euro que não têm aparecido nos últimos meses para fazer novas remessas. Com essa queda recente do euro devo voltar a aportar por volta dos 3,70.
  2. Meu portfólio no exterior está um pouco mais pesado para emerging markets. O CAPE americano está me deixando com a pulga atrás da orelha.
  3. Passei a aportar nos ETFs IWDA e EMIM da iShares. Mesma taxa de administração e com a vantagem de serem estruturados com replicação otimizada. Seus pares da Comstage que eu utilizava (PMEM e PMSW) são sintéticos (baseados em swap). Isso, aliado à baixíssima liquidez dos ativos na Bolsa de Lisboa, me fez mudar a estratégia. Vou pagar um pouco mais na corretagem na Bolsa de Amsterdam, mas é do jogo.
  4. Sempre lembrando que ESSE POST NÃO É INDICAÇÃO DE INVESTIMENTO.
Estou muito próximo do primeiro milhão. É só um número, mas dá uma motivação bacana. O mais legal mesmo é ver a estratégia dando resultado.

Espero que consiga não ficar tão afastado daqui nos próximos meses.

Abraços,

IOTR

2 comentários:

  1. IOTR! Legal ver vc postando amigo!
    IWDA é um ativo muito bom, pode comprar sem medo, eu gosto mt dele e acho que ele segue muito tranquilamente a filosofia de Bogle.

    Épocas ruins no trabalho todo mundo tem, é foda mas é o normal.

    Vc vai colocar o crescimento patrimonial e a rentabilidade da carteira?
    Acho interessante.
    Dólar ta barato, pq vc nao compra o IWDA em dólar?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frugal, tudo bem? Eu tenho feito o acompanhamento mensal do portfólio desde Março. Qual é a praxe de cálculo de rentabilidade? Considera aportes ou não?

      Abri conta na Drivewealth mas ainda não fiz nenhum aporte. Se não me engano você usa a IB, certo?

      Abraços,

      IOTR

      Excluir