17 de dezembro de 2017

Livros recomendados pro fim do ano (sem novidade nos investimentos)

Pessoal, não tenho escrito nada porque não tenho nenhuma novidade sobre investimentos pra passar. O euro "barato" a 3,30/3,40 é coisa do passado, enviei o que pude pro exterior nesse período. Não estou confortável com o preço atual e já tem uns três meses que não faço uma remessa pra fora.

Resolvi ao menos dar uma geral dos livros que li nesse período e minha opinião sobre eles. Segue abaixo:


Man's Search for Meaning do Viktor Frankl: ao contrário do que se fala, considerei um livro de leitura simples. Talvez por já ter ido a alguns campos de concentração, lido muita coisa e visto muitos documentários sobre o assunto, o livro não me chocou tanto. De qualquer maneira, o autor passa uma mensagem muito forte e importante nos tempos atuais: todo indivíduo precisa ter uma razão para viver, caso contrário sua vida será vazia e suscetível a todo tipo de intempérie. Achei um bom complemento ao Antifragile do Nassim Nicholas Taleb nesse ponto. Aliás, Antifragile também é um livro espetacular, como já era de se esperar de um livro do Taleb. Estou ansioso para ler Skin In The Game.



Wall Street - O Livro Proibido do Raiam Santos: esperava um depoimento pessoal muito mais profundo, porém como em outros livros do Raiam fui "premiado" com linguagem coloquial de forma exagerada e muita superficialidade. Li em meia hora, totalmente dispensável.


 

Os Mitos do Dinheiro do Gabriel Torres: é uma visão interessante de um cara que chegou à independência financeira e tem dicas comportamentais que outros livros não têm. Apesar de dar várias dicas que acho muito furadas como fundos de investimento multimercado, dá pra separar alguns insights bacanas. Vale ler pra quem está com tempo de sobra.



Investindo para Vencer: Segredos do Mille para ganhar dinheiro e liberdade na Bolsa de Valores: o segundo livro do Mille da Bastter.com. Leitura fácil, rápida e com algumas dicas muito boas sobre análise de empresas. Só achei que ficou devendo uma revisão decente, pois achei o livro muito mal escrito. Você pode ler uma avaliação mais completa neste post do Aportador.

No momento estou lendo os livros abaixo. Apesar de não tê-los terminado, já gostaria de dar minha opinião:


A Guide to the Good Life: The Ancient Art of Stoic Joy - até agora o melhor livro sobre estoicismo que já li. Talvez pelos outros serem muito antigos (Meditations de Marcus Aurelius, Sêneca, Enchiridion de Epícteto etc.) e menos acessíveis. Esse traz uma visão mais moderna do estoicismo, portanto mais aplicável aos dias de hoje. Se fosse recomendar somente um livro sobre o assunto, certamente seria esse.



A Corrupção da Inteligência do Flávio Gordon: pra mim até agora o melhor livro brasileiro de 2017, e ainda estou na metade. Flávio disseca a corrupção intelectual e moral da nossa intelligentsia do regime militar até os dias de hoje. Ótima leitura pra quem ainda dá ouvidos à mídia tradicional sem perceber que o pensamento da nossa "classe pensante" (sic) é majoritariamente comunista.

Espero que curtam as dicas de leitura. Se tiverem algum livro a recomendar, mandem aqui nos comentários.

PS: nem percebi, mas o blog já fez um ano no último dia 9. Obrigado pela participação de todos, espero ter contribuído de alguma forma nesse período.

Abraços,

IOTR