31 de outubro de 2019

Alocação Outubro/2019 (+3% BRL / +6,7% USD)

Mais um mês praticamente no automático.
 Comprei euro nessa queda do fim do mês e reinvesti proventos em FIIs, atingindo a alocação-alvo de 5% do portfolio. Comprei outro lote de CIEL.e uma merreca de MDIA no fracionário.

Voltei pro patamar de 300k USD, quase 1/3 milionário apesar de ainda estar a 7% do meu topo histórico patrimonial em moeda forte.

Reduzi bem meus gastos e guardei 18% do meu salário líquido esse mês. \o/
  • Renda variável -  58,3%
    • Ações no Brasil - 43,5%
    • Investimentos no exterior - 9,7%
      • ETF MSCI World - 4%
      • ETF MSCI Emerging Markets - 4%
      • Saldo na corretora - 1,7%
    • FIIs - 5,1%
  • Renda Fixa - 41,7%
    • Poupança - 12,8%
    • FGTS - 8,6%
    • Tesouro Direto - 8,3%
    • VGBL - 5,8%
    • PGBL - 6,2%
Procurando uma alternativa mais barata que o Remessa Online. Estou pagando quase 1% de spread e isso me incomoda. Sugestões?

Abraços,

IOTR

12 comentários:

  1. Primeira vez aqui. Parabéns pelo resultado. Incentivador. Como você, também busco exposição a ativos no exterior.

    Conto minha saga em www.menteinvestidora.org

    Adicionei o seu blog em minha blogroll.

    Sucesso!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MI, obrigado pela visita e comentário!

      Já dei uma olhada rápida no seu site e vou ler com calma no fim de semana. Abraços e sucesso pra você também!

      IOTR

      Excluir
  2. Ja deve conhecer o transferwise. Se achar algo melhor que remessa online compartilha por favor. 3% Brl eh rendimento ou aumento de patrimonio? Feliz novembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já usei Transferwise mas o Remessa Online tem sido uma alternativa melhor há anos. Me incomoda deixar quase 1% de spread, mas it is what it is.

      É aumento de patrimônio mesmo, confesso que tenho preguiça de calcular rentabilidade. Já baixei a planilha de cotas do AdP mas não tive saco pra preencher tudo.

      Abraços,

      IOTR

      Excluir
    2. IOTR, acredito que hoje não há nada mais barato que Remessa Online. É possível que este panorama mude com o lançamento da XP que pode rever sua estratégia para clientes aportarem no mercado estrangeiro.

      Para levar dinheiro para a Avenue, você pode usar a própria plataforma, mas, pelo que li, acaba saindo mais caro que a Remessa On Line.

      Com a compra da TD Ameritrade pela Charles Swab, vamos ver se podemos ser beneficiados. Estou esperando a conclusão do negócio para decidir se abri conta na TD, já que hoje estou na DriveWealth.

      Abraço.

      Excluir
    3. Imaginei que não teria nada muito mais barato que o RemessaOnline. 1% de spread pra mim é uma fortuna, mas se pensar que já fiz transferência em banco pagando 3-4% antes do Transferwise existir...

      Abraços,
      IOTR

      Excluir
  3. Você não faz stock picking? Prefere usar apenas ETFs? É para ter mais paz e tempo livre? Pretende ficar apenas nestes 2 ETFs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No exterior ainda não faço stock picking. Não me sinto confortável, acho que vou errar a mão por diversificar pouco. Por enquanto meu plano é aportar em IWDA, EMIM e em breve no IPRP (iShares European Property Yield) pra diversificar e hedgear meu custo de real estate por aqui.

      Tomei vergonha e finalmente coloquei seu blog no blogroll. :)

      Abraços,
      IOTR

      Excluir
    2. Faço stock picking, mas tudo no fracionado e em 68 empresas diferentes. Mas sei que há estudo que mostra que no longo prazo, você pode ganhar mais nos ETFs.

      Não aportei nos ETFs que você mencionou. Vou anotar para estudar.

      Obrigado.

      Sucesso!!

      Abraço.

      Excluir
    3. Encontro estes ETFs em corretora norte-americana? Qual é a que você utiliza?

      Excluir
    4. Eu só compraria ETFs da Vanguard em corretora americana por causa dos fees bem menores e por não existir vantagem tributária para ETFs domiciliados na Irlanda ou Luxemburgo.

      Pesquisa sobre o VT, talvez te atenda.

      Abraços,
      IOTR

      Excluir
    5. Obrigado pelo esclarecimento, Investor On The Run.

      Abraço.

      Excluir