30 de agosto de 2019

Alocação Agosto 2019 (+1,67% BRL / -7,63% USD)

Mês didático pra mostrar que nada é mais mortal do que desvalorização da moeda. Resultado mais que aceitável em reais, porém desastroso em dólar. Se eu não tivesse 10% do patrimônio em moeda forte teria sido bem pior.

Em relação a aportes, esse mês apenas participei de subscrições dos FIIs. Metade da minha carteira fez subscrição esse mês; muita gente credita isso ao mercado em alta, o que pra mim é parcialmente verdade. O resultado do PIB trimestral e o resultado das construtoras mostra que a construção civil está voltando a crescer, um dos motivos pelos quais resolvi finalmente entrar em FIIs apesar de tudo: falta de maturidade do mercado, problemas de governança, conflitos graves de interesses entre administrador e cotistas etc..

Alocação no fim de Agosto:
Google Sheets arredondou pra 100,1%. ¯\_(ツ)_/¯
  • Renda variável -  57,4%
    • Ações no Brasil - 42,6%
    • Investimentos no exterior - 10,3%
      • ETF MSCI World - 4%
      • ETF MSCI Emerging Markets - 4%
      • Saldo na corretora - 2,3%
    • FIIs - 4,5%
  • Renda Fixa - 42,6%
    • Poupança - 13,5%
    • FGTS - 8,5%
    • Tesouro Direto - 8,2%
    • VGBL - 6%
    • PGBL - 6,4% 
Ainda um tanto distante da alocação-alvo:
  • Renda variável -  70%
    • Ações no Brasil - 40%
    • Investimentos no exterior - 25%
      • ETF MSCI World (IWDA) - 10%
      • ETF MSCI Emerging Markets (EMIM) - 5%
      • ETF European Property Yield (IPRP) - 5%
      • Saldo na corretora - 5%
    • FIIs - 5%
  • Renda Fixa - 30%
Ainda estou lendo Crime e Castigo, passei um pouco da metade. Terminando eu digo o que achei. Na sequência devo ler Memórias do Subsolo também do Dostoiévski.


Abraços,
IOTR

4 comentários:

  1. Olá IOTR,


    Por que você aplica em ETFs nos EUA em vez de na Irland?
    Abraço,
    Data160

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Data160, como vai? IWDA e EMIM são domiciliados em Luxemburgo.

      Abraços,
      IOTR

      Excluir
  2. Olá IOTR!

    O pilar do câmbio salva mesmo nesses meses. O que fez minha carteira ficar positiva esse mês foi o dólar, mas principalmente o ouro.

    Crime de Castigo é cansativo, mas é uma obra-prima. Exerce fortemente nossa capacidade de empatia, permitindo que entremos profundamente na mente dos personagens. Trabalha muito também com o conceito de moralidade e utilitarismo, com o Raskolknikov.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VL, tudo bem?

      Tenho pesquisado ativos com correlação negativa ao meu portfolio atual, mais especificamente ouro e demais commodities. Ainda não decidi como e se vou alocar, mas atualmente enxergo mais como hedge do que valor de fato.

      Estou gostando do Crime e Castigo, segundo o Kindle falta ler 30% do livro, esse mês termino com certeza.

      Abraços,
      IOTR

      Excluir