3 de fevereiro de 2020

Alocação Janeiro/2020 (+0,78% BRL / -5,21% USD)

Resultado bem razoável em moeda fraca e muito ruim em dólar.

Esse mês portei o VGBL que era um fundo multimercado péssimo com Sharpe negativo (!) e 1,2% de taxa de administração pra outro 100% renda fixa sem crédito privado e 0,8% de taxa de administração. Ainda não estou plenamente convencido que previdência privada é um mau negócio, especialmente considerando-se os benefícios fiscais que existem atualmente.

O Itaú abriu CDB pré com liquidez diária rendendo 100% do CDI. Peguei prazo máximo, cerca de quatro anos, e aloquei metade da poupança. Vai ficar como o mix de RF pós deste período, no vencimento eu decido o que fazer. O retorno é marginalmente melhor que Tesouro Selic, porém julguei adequado ao risco marginalmente maior.

Depois de muitos anos tomei vergonha na cara e assinei a Bastter.com. O conteúdo é realmente excelente. De quebra ainda tirei mais 0,05% do spread do Remessa Online com o código para assinantes; eu utilizava o código do Viver de Renda que dá 20% de desconto e o da Bastter dá 23%.

Em relação aos gastos, foi um mês complicado de não-recorrentes com duas viagens curtas e a festa de aniversário do meu filho. A conta de luz mais que dobrou por conta da necessidade de aquecimento, creio que a partir desse mês volte a um patamar aceitável. Em compensação os gastos de supermercado caíram cerca de 20%. Fechei o mês gastando mais do que ganhei trabalhando, o que considero péssimo.

A alocação de patrimônio deste mês ficou da seguinte maneira:
  • Renda variável -  61%
    • Ações no Brasil - 47,2%
    • Investimentos no exterior - 8,5%
      • ETF MSCI World - 4%
      • ETF MSCI Emerging Markets - 4%
      • Saldo em conta - 0,5%
    • FIIs - 5,3%
  • Renda Fixa - 39%
    • FGTS - 8,2%
    • Tesouro Direto - 7,6%
    • PGBL - 6,5%
    • Poupança - 6%
    • VGBL - 5,5%
    • CDB Pós -  5,2%
Abraços,

IOTR

4 comentários:

  1. Olá Investor!

    A previdência tem sido muito demonizada, mas tem lá suas vantagens tributárias como vc comentou. Eu ainda vejo uma vantagem maior: é muito boa para sucessão patrimonial, visto que não precisa de inventário, advogados, etc, para o patrimônio passar ao beneficiário.

    Quanto ao cupom da Remessa, o Bastter oferece mais do que isso, não? Meu blog, por exemplo, oferece cupom de 15%, que dá um desconto de (0,85*1,3%), ou seja, de menos 0,195% do valor total.

    Ou o que ele oferece é mais 0,05% usando um cupom?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, tudo bem? Obrigado pela visita e comentário.

      De fato é mais uma vantagem e me lembrou que preciso incluir meu filho na lista de beneficiários...

      Quanto ao cupom, me expressei mal e já reescrevi no post. Consigo tirar mais 0,05% do que o cupom do Viver de Renda que eu utilizava. O cupom da Bastter para assinantes dá 23% de desconto sobre o valor do spread e o do Viver de Renda dá 20%.

      Abraços,

      IOTR

      Excluir
  2. Nao foi tao ruim assim no final. Vc tem beneficio fiscal em portugal tambem, aplicando na previdencia privada brasileira ? Nao entendi essa parte. Bons investimentos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vagabundo, tudo bem? Obrigado pela visita e comentário.

      Pro mês catastrófico que alardeavam de fato não foi ruim. Isso me lembra que preciso reclamar menos e ser mais grato pelas minhas conquistas ;)

      Minha principal fonte de renda é brasileira, por isso tenho residência fiscal nos dois países. Foi a solução que encontrei pra minha situação pouco ortodoxa. Dá um pouco mais de trabalho preencher duas declarações de imposto de renda, mas é o jeito por enquanto.

      Abraços,

      IOTR

      Excluir