26 de abril de 2017

Crescimento patrimonial de 1% no IRPF - reflexões

Terminei meu imposto de renda nesse feriado e reparei que, ao contrário de outros anos onde meu patrimônio crescia entre 15 a 20% a.a, o ano de 2016 me trouxe um crescimento patrimonial de 1%.

UM. POR. CENTO.

Imediatamente acendeu a luz vermelha na minha cabeça, pois isso significa que além do PGBL da empresa (que não entra na declaração de Bens e Direitos) não aportei quase nada ao longo de 2016. Meu custo de vida aumentou significativamente no ano passado e minha renda não acompanhou.

Estou vendo uma maneira de reduzir minhas despesas fixas e cortar ainda mais os gastos supérfluos, que já apertei bem ao longo do ano passado por perceber que isso estava acontecendo. O aporte não pode ser prejudicado!

Desde o último post consegui ler alguns bons livros que recomendo abaixo:

If You Can - William J. Bernstein - livro rápido e de fácil leitura sobre o básico de investimentos para millenials. O próprio autor disponibiliza versões de graça através do link http://efficientfrontier.com/ef/0adhoc/2books.htm. Recomendo gastar uma hora do seu dia lendo independentemente do seu nível de conhecimento, pois dá pra pescar um ou outro insight interessante.

The Investor's Manifesto - William J. Bernstein - uma versão bem mais densa e completa do mesmo autor. Excelente leitura.


The Bogleheads' Guide to Investing - peguei essa recomendação no blog do Viver de Renda e não me arrependi. Livro bem completo, até as partes onde se discute tributação do investidor americano, que não nos servem de absolutamente nada, são leituras interessantes. Altamente recomendado.


Outros livros que estou lendo:

Your Money or Your Life - Outra indicação do Viver de Renda e do Frugal. Meio esotérico para o meu gosto, com umas coisas de ambientalismo dispensáveis e uma pegada um tanto auto-ajuda pro meu gosto. Mesmo assim tem muita coisa interessante: achei a frase abaixo genial e bem convidativa à reflexão:

“Money is something we choose to trade our life energy for.” 

Investindo em Ações no Longo Prazo - Jeremy Siegel - peguei em português a contragosto, pois estava bem mais barato que o original. Ainda estou no capítulo 6 e não consegui fazer nenhum juízo de valor.

Abraços,

IOTR

4 comentários:

  1. Ótimos livros,

    Só não li The Investor's Manifesto e Your money and your life. Valeu pelas dicas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Grande IOR. A parte mais espiritual da coisa dá pra deixar de lado sim, mas o resultado final do livro é excelente, vc vai ver. E essa frase que vc destacou é a essência do livro, e é a pura verdade.

    A pegada da auto ajuda que vc acha é pq justamente, eu descobri isso depois, esse livro foi extensamente copiado e plagiado de vários autores de auto ajuda, mas ele por si só não é auto ajuda, se for, é daquela bem roots e não como vemos essas que tem esses livros que só são feitos para deixar o autor rico.

    Sobre o seu aumento de apenas 1% no IR, foi um pouco preocupante sim, poderia ser pelo menos igual à inflação pra vc ficar no zero a zero. Considere que vc é uma empresa, e uma empresa que cresce 1% a.a e ainda abaixo da inflação é pq tá sumindo dinheiro lá dentro.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frugal, tudo bem?

      Terminei de ler o YMOYL na semana retrasada. O melhor, de fato, foi o reforço da mensagem de dinheiro = energia de vida. Pra mim é o pulo do gato desse livro e já vale a recomendação.

      A empresa 'Me, inc.' cresceu bastante pelo resultado financeiro se considerarmos marcação a mercado, mas o contábil anual foi pífio. Já estou trabalhando nisso para 2017 reduzindo ainda mais meus custos.

      Abraços,

      IOTR

      Excluir
  3. Bons livros, é muito importante a leitura para o desenvolvimento como investidor.

    Estou fazendo uma sondagem no meu Blog, sobre qual seu Grande Investidor Favorito, se poderem votem

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir