27 de dezembro de 2016

Balanço de 2016

Vou interromper a história para um breve balanço de 2016.

Foi um ano bem difícil, as receitas minguaram (não tive aumento no trabalho e minha esposa, autônoma, perdeu muitos clientes). Isso teve um impacto muito grande nos meus aportes e no nosso estilo de vida.

Já no fim de 2015, comecei a utilizar o GuiaBolso para controlar minhas despesas e isso ajudou muito a manter meu orçamento sob um mínimo controle. Mesmo assim foi necessário reduzir bastante meu padrão de consumo para não comprometer o planejamento: saídas à noite foram drasticamente reduzidas, restaurantes passaram a ser raridade, compras no mercado baixaram de padrão, as viagens que eram muito frequentes viraram exceção... Senti um impacto muito grande nos custos em 2016 que ainda não havia percebido no ano anterior.

Não tenho patrimônio anotado na ponta do lápis para comparação, mas imagino que tenha crescido entre 17,5 a 18% em 2016. Considerando os aportes escassos, achei o resultado bem razoável.

Tinha duas metas principais esse ano que não foram atingidas: chegar a 1 milhão de reais e ter pelo menos 10% do meu patrimônio no exterior. Se repetir o resultado de 2016, devo chegar ao milhão no fim de 2017 ou início de 2018. Já o patrimônio no exterior saiu de menos de 1% para cerca de 5%. Ainda não me dá tranquilidade, mas acho satisfatório.

Caso complete a execução do Plano B no primeiro trimestre como planejado, terei um impacto gigantesco nos aportes, pois minha expectativa de renda inicial na Europa é receber 35 a 40% do que ganho atualmente no Brasil. Talvez o milhão fique um pouco mais distante, mas tranquilidade não tem preço e minha independência financeira parcial está aí pra isso mesmo.

Feliz ano novo a todos.

Abraços,

IOTR

3 comentários: